A famosa toxina botulínica, amplamente usada no combate às rugas, vem sendo usada agora para tratar outro pesadelo da pele, a acne. Isso mesmo, acaba de ser publicado na revista Journal of Drugs in Dermatology um artigo escrito por Anil Shah um cirurgião plástico de Chigago.
Segundo o artigo, o Botox quando aplicado na derme bloqueia os receptores de acetilcolina (da mesma forma que atua no músculo) e com isso impede a produção de óleo pelas glándulas sebáceas. O excesso de produção de óleo, como se sabe, é o gatilho para a acne, uma vez que ele serve de alimento para bactérias que se multiplicam e com isso produzem a inflamação que conhecemos pelo nome de espinhas.
O procedimento é raro porque ele é tecnicamente difícil. A espessura da pele é suuuper fina e se o médico tiver a mão mais pesadinha pode acarretar e perda da expressão facial do paciente. Isso porque quando o Botox atinge os músculos eles ficam paralisados (o que é desejável no casos das rugas mas não no rosto todo).
Os pacientes do médico americano parecem bem satisfeitos. Afinal, ele selecionou pessoas que já tinham tentado de tudo contra a acne, inclusive o Roacutan e não tinham obtido sucesso. Apesar do risco estético, a toxina botulínica tem bem menos efeitos colaterais do que o Roacutan, até porque ela age apenas localmente. Mas é claro que para realizar esse procedimento é preciso ter muita experiência.
Segundo o cirurgião plástico o tratamento com Botox não é para todo mundo. Ele não trata adolescentes que podem ter cura espontânea da acne. Sua preferência é por pacientes acima de 20 anos com acne de causa hormonal, para os quais o tratamento com Roacutan parece ter menos resultado. Não deixa de ser uma esperança não é?
Quem quiser ler mais sobre o assunto, em inglês, é só clicar aqui.
Mais sobre acne